CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PROJETO NATAÇÃO ITUANA APRENDEM A NADAR E EVOLUEM NA MODALIDADE

Projeto, que tem como padrinho o nadador olímpico Marcelo Chierighini, ajuda no desenvolvimento físico e social dos alunos

O Projeto Natação Ituana “Nadando com Marcelo Chierighini” oferece aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino da cidade do interior paulista. A cada aula, a garotada evolui e aprende que a prática do esporte é muito mais do que apenas competir, ela pode mudar vidas!

Com o apoio da Prefeitura de Itu, Apani (Associação de Pais e Amigos da Natação Ituana), e por meio da Lei do Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, o projeto atende meninos e meninas de 7 a 17 anos. A contrapartida é simples: estar matriculados na rede de ensino da cidade.

“Esse projeto atende mais de 350 crianças e ajuda elas tanto a iniciarem na vida esportiva, quanto influencia positivamente na vida dentro da sua casa e na escola”, comenta Caca Ferreira, coordenador do projeto.

As aulas gratuitas são dadas na piscina do Conjunto Aquático Cel. Fiori Marcelo Amantéa, anexo ao Estádio Novelli Júnior. As crianças e adolescentes recebem todo o material para a prática das aulas gratuitas de natação.

Marcelo Chierighini, que da nome ao projeto, é um dos principais nomes da natação brasileira, tem entre suas principais conquistas dois ouros e um bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e a prata no Mundial de Budapeste de 2017.

Os alunos aprovam

Marcos Vinicius Martins é um dos exemplos de que projetos como esse podem salvar vidas. Aos sete anos de idade, o pequeno se afogou na piscina em que hoje treina e sonha em se tornar um nadador Olímpico.

“O Marcos se afogou na piscina do Estádio, na época em que ele não sabia nadar, na mesma hora pensei em matriculá-lo nas aulas”, disse Bruna Martins, mãe do agora aluno do ProjetoNatação Ituana “Nadando com Marcelo Chierighini”.

Bruna Martins completou. “As aulas são muito importantes para o desenvolvimento dele, a natação o tornou mais responsável e dedicado, ele respeita mais os horários para não estar indisposto para os treinos ou até mesmo para os dias das competições. Fico muito feliz e tranquila de saber que ele está e fazendo o que gosta”, completou.

Marcos Vinicius, que aprendeu a nadar com os professores do projeto, sonha agora com uma carreira no esporte. “Eu quero algum dia chegar a um Campeonato Brasileiro, e quem sabe um dia, ser um atleta Olímpico”, disse o adolescente, que tem 14 anos.


Comentários