Matheus Gonche se prepara para seu primeiro Mundial Júnior

  Com o Mundial Júnior se aproximando nada melhor do que conhecer alguns dos novos rostos que estarão representando o Brasil na competição. Matheus Gonche é um deles. Promessa para a Olimpíada de Tóquio 2020, ele segue sua preparação para seu primeiro mundial de categoria. "Estou bem animado para este mundial em agosto. Esta competição será muito importante pra mim e para a minha carreira e ter a chance de representar meu país em um Campeonato Mundial é motivo de muito orgulho", conta o nadador.
  No Mundial ele vai nadar as provas de 50, 100 e 200 borboleta e apesar dos revezamentos serem determinados apenas durante a competição, teoricamente ele possui o tempo para entrar no revezamento 4x100m medley brasileiro. No Campeonato Sul-Americano juvenil, realizado em abril, ele venceu cinco provas (três vitórias individuais e duas no revezamento),o que lhe motiva para fazer um bom resultado em Indianápolis,"o Sul-Americano foi uma competição bem motivadora para mim, eu dei bons resultados em um momento que não estava rendendo muito, com toda a mudança que eu tive nesse começo de temporada", diz.
  Essa temporada está sendo de adaptações para o atleta. Matheus, que é natural de Resende (RJ), mudou recentemente de clube: do Fluminense ele passou a treinar no SESI de São Paulo. "No momento já consegui me adaptar bem ao novo trabalho, apesar de ter muito para evoluir ainda. Foi uma mudança drástica que eu tive na minha vida. Saí de casa, de perto dos meus pais, da minha família, dos meus amigos. Encontrei um clube, pessoas e métodos de trabalho muito diferentes do que eu tinha. Esse processo de adaptação demanda tempo, mas estou em um progresso rápido", completa o nadador, que tem como principal estilo o nado de borboleta.
  O atleta de 18 anos tem como apoio uma equipe multidisciplinar especializada, que conta com suporte médico, nutricional e psicológico do CRCE Sesi-SP (Centro de Referência em Ciências do Esporte). Todos os profissionais trabalham com o foco no Mundial, Gonche faz nove sessões de treino na piscina com bastante volume e mais quatro sessões de trabalho físico semanais. "No momento estou terminando meu trabalho de base, a psicóloga trabalha alguns pontos chaves de concentração e foco durante os treinos e competição, o que é muito importante na preparação, a chave é muito foco e muito trabalho duro", conclui o nadador que é heptacampeão nos 200 m borboleta de categoria.
  Treinado agora por Renato Balan, o próximo desafio de Matheus, que servirá como preparação para Indianápolis, será o Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Inverno (XVIII Troféu Salvador Granieri Sobrinho), que acontece entre os dias 30 de junho e 02 de julho em Santos.

#swim #Indianapolis2017 #juniorwc
Foto: Amanda Demétrio- SESI SP

Foto Satiro Sodré- SSPress

Comentários