Aclimatação da Seleção tem preparação especial

  A Seleção Brasileira de natação faz seu período de aclimatação para as Olimpíadas, desde domingo (24) no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.
  São 33 profissionais, que em conjunto com o Instituto do Sono, trazem novas formas de preparação para horários inéditos de competição. As eliminatórias terão início as 13h e as finais serão realizadas às 22h, um horário fora do comum para os nadadores brasileiros.
  Algumas das técnicas utilizadas são os óculos noturnos, os banhos de luz e a luva de gelo. O coordenador do programa, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Marco Túlio de Mello, explica que a grande função desses métodos é atrasar o horário biológico do atleta em três horas e minimizar os prejuízos que o organismo pode encontrar.
  "Os métodos serão utilizados até a véspera das competições. Os óculos mantém a temperatura do corpo alta, os banhos de luz são dados a partir das 19h e são realizados durante 30 minutos, e depois do treino colocamos os óculos escuros para o organismo do atleta entender que é hora de dormir", explica o professor.
  A técnica da luva de gelo é utilizada com os atletas que possuem dificuldades para dormir. "As luvas têm o efeito oposto dos óculos de luz, elas tiram o calor do corpo", contou o fisiologista coordenador do programa.
  A Seleção Brasileira de natação continua no Centro Paralímpico até dia 2 de agosto, quando embarcam apar o Rio.

#Rio2016 #VaiBrasil
Fotos: Satiro Sodré


Comentários