Esperança da natação de Itu, Gustavo Borges mira no Brasileiro

  Calma, não estamos falando "daquele" Gustavo Borges. No último sábado (25), foi realizado na cidade de Itu a terceira edição do Nadando com Gustavo Borges, e por coincidência, um dos participantes e esperanças da natação ituana tem o mesmo nome do ídolo da modalidade. Gustavo Borges tem 15 anos e treina na cidade de Itu desde os seis anos de idade. O nadador, que também já treinou em Indaiatuba, nada três horas por dia sob o comando de seu técnico André, no Conjunto Aquático Cel. Fiori Marcelo Amantéa, anexo ao Estádio Novelli Júnior.
  O garoto tem resultados expressivos de categoria, incluindo um quarto lugar no Brasileiro de 2014, na prova dos 200 m livre, e o bicampeonato paulista das provas de 100m peito e 100m medley, quando tinha 11 anos.
  Gustavo nadou ao lado do quatro vezes medalhista olímpico no evento que contou com mais de 200 crianças, e atraiu amigos e familiares para acompanhar a evolução dos alunos.Nadar ao lado de um dos ídolos do esporte motiva e impulsiona o garoto a sonhar cada dia mais alto "nadar no mesmo lugar que ele dá aquela vontade de ser como ele", diz o menino que nada desde os três anos de idade, "o nome eu já tenho, agora só faltam as medalhas e o currículo", brinca Gustavo. Suas principais provas hoje são os 100m livre e 200m livre, que inclusive no Paulista deste mês alcançou o quarto lugar na categoria juvenil 1. O atleta se prepara agora para o Brasileiro de categoria, que será realizado em Curitiba, "vou treinar forte para fazer meu papel lá", disse. 
  Gustavo Borges (o medalhista olímpico) nadou com as crianças e adolescentes do projeto, além de distribuir autógrafos e tirar fotos com a garotada no final do evento. Os participantes receberam camisas, e ainda ganharam kits com produtos dos patrocinadores. "Agradeço aos profissionais que fazem parte do projeto, por todo o trabalho e dedicação. Sabemos o quanto o educador é importante na transferência do conhecimento para esses garotos", disse Gustavo. "A parceria com a prefeitura de Itu, desde o início, também é fundamental. Sem a sua estrutura e tudo o que a prefeitura nos fornece, não existiria o projeto Nadando com Gustavo Borges".
  Bianca Melo, de nove anos, fez parte pela primeira vez do evento, que celebrou o projeto social nascido em 2014, "aprendo todos os estilos aqui, nado duas vezes por semana  e adorei ter nadado do lado do Gustavo Borges", disse. Roberta Melo, mãe da menina, diz estar satisfeita com o evento e com a evolução de sua filha, "o projeto é muito bom, o Gustavo e a equipe estão de parabéns, ela tem aprendido bastante, é um gasto a menos pra família também, já que ela ganha roupa, uniforme, e todo material necessário", contou.
  O Festival de Natação contou com a participação do prefeito de Itu, Antonio Luiz Gomes, o vice-prefeito Alcides Beluci Neto e o secretário de esportes da cidade, Carlos Bertagnolli. O projeto foi uma iniciativa do Instituto Gustavo Borges, que utiliza da metodologia de mesmo nome. "A metodologia é divida em níveis pedagógicos, e cada nível está ligado de acordo com as habilidades que a criança apresenta na água e a idade biológica dela, a cada seis meses os objetivos mudam e as crianças podem evoluir", explica Cacá Ferreira, um dos organizadores.
  O projeto está no seu terceiro ano na cidade e oferece gratuitamente aulas de natação para mais de 200 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos.

Fotos: Flávio Perez/ Onboard Sports
 Gustavo Borges tem 15 anos e é uma das esperanças da natação ituana 

Comentários