Etiene Medeiros testa positivo em exame surpresa

  Etiene Medeiros, considerada um dos maiores nomes da natação feminina atualmente, testou positivo em um teste realizado no dia 8 de maio. A contra-prova confirmou a presença de Fenoterol, um anti-asmático. O teste foi feito pela ABCD – Associação Brasileira de Controle de Dopagem, que costuma acompanhar atletas de alto nível e proporcionar testes surpresas.
  Doutor Marcelo Franklin, advogado da CBDA, vai ser o responsável pela defesa da atleta. O advogado foi o mesmo que conseguiu o resultado da advertência para Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa em. Recentemente, foi o responsável também pelo caso de João Luiz Gomes Jr. que testou no Mundial de Doha, no Catar e foi punido com seus meses de suspensão (considerado brando).
  A 50 dias dos Jogos, a nadadora do Sesi corre o risco de perder sua primeira participação Olímpica. "A atleta Etiene Medeiros está tranquila e determinada a esclarecer o assunto e provar sua inocência. Enquanto isso, ela respeitará todos os limites impostos pelas autoridades esportivas", informou a assessoria de imprensa da nadadora ao ESPN.com.br. 
  Etiene se classificou para as Olimpíadas do Rio em três provas individuais. No Troféu Maria Lenk em abril, ela se classificou com o primeiro tempo nos 50 m livre (24s64) e nos 100m costas (1min00s00) e no Open de dezembro, primeira seletiva, fez 54s26 nos 100m livre, pegando a segunda vaga individual.
  Segundo o site da ESPN, a defesa deve alegar erro no preenchimento do formulário que libera o uso de determinadas substâncias. O caso da nadadora de 25 anos será analisado por um Painel de Doping da CBDA. Após as conclusões, um relatório será encaminhado à FINA que tomará sua própria decisão.
  Etiene Medeiros tem os mais expressivos resultados femininos da natação brasileira, conquistou a medalha de prata no Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, em 2015, nos 50 metros costas, sendo a primeira brasileira a conquistar uma medalha em um mundial de longa. No Mundial de curta ela foi ouro na mesma prova, venceu também o 4x50m medley misto, além de ter ganhado o bronze no revezamento 4x50m livre misto. Em Toronto 2015, no Pan-Americano, ela venceu os 100m costas (59seg61), e se tornou a primeira mulher brasileira campeã pan-americana de natação.

Com informações da ESPN.com e Blog do Coach

Foto: Satiro Sodré



Comentários