Samir Barel completa a travessia do Canal da Mancha

  O paulista, natural de São José dos Campos, Samir Barel atravessou este final de semana o famoso Canal da Mancha. A travessia que tem em toda sua extensão 34 km é considerada uma das mais difíceis de ser concluída. Segundo a organização da prova, cerca de 280 atletas se inscrevem por ano, porém apenas uma média de 38 nadadores (aproximadamente 8%) conseguem completá-la.
  Samir completou a prova em 10 horas e 14 minutos sendo que o atleta nadou 46 quilômetros, 12 quilômetros a mais do que a extensão total do canal. “É realmente uma prova especial, totalmente imprevisível e implacável. Larguei às cinco da manhã, no começo peguei uma temperatura boa no Canal, o dia estava bom, com sol, então acabei dando sorte no clima. Mas no final, a pouco mais de peguei uma correnteza imprevista no qual demorava praticamente dez minutos para nadar um trecho curto de 100 metros, dada a força da corrente. Isso me atrasou bastante, no final acabei nadando 46 km para cruzar esse último trecho. Para mim essa prova representa uma verdadeira uma lição de vida, pessoal e profissional. Envolve muita garra e determinação, além de muita disciplina e planejamento durante a preparação, que durou praticamente um ano...", disse.
  O maior desafio no percurso (que liga a Inglaterra a França) é a correnteza, que costuma fazer muita diferença nas provas de águas abertas. A  água gelada também pode ser um problema, já que roupas de neoprene não são permitidas. Porém, Barel estava muito bem auxiliado por seu treinador, Igor de Souza, atual recordista de ida e volta do trajeto.
  O atleta de 31 anos, treina em Campinas e já foi recordista brasileiro dos 50 ,100m livre e 200m medley na década de 1990. Nadador de águas abertas desde 2007, Samir se preparava para atravessar o Canal da Mancha participando de provas longas, como a Volta em Manhattan (disputa de 45 km, que Samir venceu em 2014) e das etapas do Grand Prix da FINA.
  Agora, após a travessia, Samir pretende concluir o "Desafio dos Sete Mares". O primeiro já foi (Canal da mancha), agora faltam o Canal de São Jorge (entre  Irlanda e Escócia), o Estreito de Cook (Nova Zelândia), o Canal Moloka’i (Havaí), o Canal de Catalina (Los Angeles), o Estreito de Tsugaru (Japão) e o Estrito de Gibraltar (entre a Europa e a África).
  A Travessia do Canal da Mancha já foi realizado por aproximadamente 20 brasileiros, sendo que o primeiro foi Abílio Couto em 1958, que realizou a prova em 12 horas e 45 minutos (Abílio completou a prova três vezes na carreira). 
#CanaldaMancha

Fotos: Nicolas Fenzl

Comentários