João é suspenso mas Brasil mantém medalhas

  O nadador da seleção brasileira e do Esporte Clube Pinheiros, João Luiz Gomes Jr. recebeu uma punição considerada branda pelo uso de diurético proibido pela FINA. 
  O atleta testou positivo para a substância diurética Hidroclorotiazida, no dia 4 de dezembro em pleno Campeonato Mundial de Piscina Curta, que acontecia em Doha no Catar. João nadou as eliminatórias dos dois revezamentos (4x50 medley misto e masculino)  que foram ouro para o Brasil na final.
  A defesa do atleta se baseou na contaminação cruzada, ou seja a farmácia de manipulação teria manuseado erroneamente o produto, que depois foi consumido por João. As provas apresentadas pelo advogado da CBDA, Marcelo Franklin, trouxe uma declaração da farmácia admitindo o erro.Com isso, o Painel de Doping concluiu que o erro de Gomes Jr. não teria relação com os ouros do país na competição. 
  A punição foi considerada mais leve, já que os resultados do Brasil não foram anulados. O peitista pegou seis meses de punição, desde modo está fora do Mundial de Kazan e do Pan-Americano de Toronto. A punição vai do dia 4 de dezembro até dia 3 de junho. 
  A suspensão reconhece sua involuntariedade mas pune pela negligência na hora de consumir o produto contaminado. João vai continuar treinando para alcançar seu objetivo de nadar a próxima Olimpíada em casa. 
#GoBrasil #RumoaoRio

Comentários