500 dias para as Olimpíadas

  Estamos perto. 500 dias nos separam de 5 de agosto de 2016, a data de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a realizar os Jogos. As expectativas são altas e a ansiedade é maior ainda, tanto pra quem vai participar quanto pra quem vai assistir.
  O desafio vai ser enorme, a segurança pública, o transporte na época dos Jogos e as previsões de manifestações são algumas das maiores preocupações do Comitê Organizador e dos próprios brasileiros.
  Na última visita do COI, feita em fevereiro a organização e as obras foram elogiadas e não são, pelo menos até agora, preocupação para as autoridades internacionais.
  Porém, uma das promessas apresentadas no dossiê que já não será comprida é a despoluição da Baía de Guanabara, que será o local de competições da vela. A proposta era de despoluir as águas em 80%, mas a promessa não será comprida e no máximo a despoluição alcançará 49%. Faltando um pouco mais de 16 meses para o maior evento esportivo do mundo, o que move agora as autoridades é o ritmo acelerado das obras.
  O Parque Aquático,que está em construção no complexo da Barra, têm investimento estimado em R$ 225,3 milhões com recursos do governo federal e execução da prefeitura do Rio.A obra segue o cronograma previsto e deverá terminar no primeiro trimestre do ano que vem. Já a prova de águas abertas vai acontecer na praia de Copacabana e será uma das mais baratas para se acompanhar, além de ser uma prova com grandes chances de medalha para o Brasil.
  A meta do COI ( Comitê Olímpico Internacional) é ficar entre os dez primeiros no número de medalhas. Tarefa difícil, mas não impossível para o país. Uma projeção feita pelo instituto Infostrada mostra o Brasil em oitavo lugar no ranking geral das Olimpíadas. Entre as 27 medalhas previstas, três estão na natação e três nas águas abertas.A natação, segundo informações da Folha de São Paulo, é o terceiro esporte no número de procuras por ingresso.
  Como país sede, o que esperamos é o legado. O legado para as futuras gerações do esporte e para a população brasileira em geral. Que esses 500 dias sejam produtivos e muito bem aproveitados, e que venha o Rio! 

#RumoaoRio #Olimpíadas #Rio2016

Projeto do Parque Olímpico de 2016, na Barra. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Comentários