Nova sede do Mundial de 2017 será anunciada em até 3 semanas

  Foi anunciado no dia 18 deste mês pelo Diretor Geral do CONADE- Comissão Nacional de Esportes do Governo Mexicano, Jesus Mena, a desistência da cidade de Guadalajara em sediar o Mundial de Desportes Aquáticos de 2017. 
  O Mundial reunirá seis modalidades e mais de 2.000 atletas participando.O custo para ser a sede foi o grande problema para a cidade mexicana.O valor é estimado em 100 milhões de dólares. Um custo de 10 milhões deveriam ter sido pagos à FINA como precaução, destes, 7,5 milhões foram pagos. Como o contrato foi recendido, o custo da multa fica em torno de 5 milhões.
 O motivo da desistência da realização do evento é dada pelo governo mexicano como financeiro.Guadalajara ainda não conseguiu se recuperar do investimento feito para os Jogos Pan Americanos de 2011.Além disso, houve no país um corte de gastos públicos devido a queda do preço do petróleo,assim, segundo os governantes, sediar um evento desse porte ficou inviável. 
  A responsabilidade de promover um evento deste tamanho é muito alta e não é a toa que nos últimos três anos, três sedes foram trocadas.No entanto,os Mundiais de 2019 e de 2021 já tem locais definidos, as cidades de Gwanju na Coréia do Sul e em Budapeste na Hungria, respectivamente.
  Segundo o Blog do Coach, a nova sede deve ser anunciada em duas ou três semanas pela FINA. A cidade de Budapeste na Hungria é a  favorita para ser a sede do Mundial, porém em entrevista a Associated Press, o Diretor Executivo Cornel Marculescu, disse que existem mais de uma cidade que podem concorrer a sede do evento. 
  Sobre a desistência da cidade mexicana, o Diretor foi claro: “Eu acho que Guadalajara nunca quis sediar este evento. Não penso que seja por problemas financeiros. O preço do petróleo caiu em todas as partes do mundo. Nós ficamos sabendo em janeiro que eles nunca nem formaram um comitê organizador, mesmo tendo assinado todos os compromissos para receber o evento”.
  A escolha do novo local para as competições deve ser restrita a membros da FINA. Coaracy Nunes, Presidente da CBDA, é um dos 24 membros que provavelmente estarão presentes na votação.
#Mundial2017

Foto: Divulgação FINA 

Comentários