Despedida de Joanna Maranhão aconteceu nesta sexta

   Agora é oficial. Joanna Maranhão se aposentou definitivamente.Nesta sexta (11), a agora ex-nadadora nadou  sua última competição , foi  a 19a edição do Torneio do Nordeste de Clubes de Infantil a Senior, em disputa pelo Troféu Sérgio Silva em Recife , Pernambuco.
  A pernambucana de 26 anos nadou 4  provas, 50 e 100 borboleta, 100 costas e 200 medley , e  claro , se emocionou. A competição foi composta por 505 atletas de 40 clubes diferentes. A piscina  do Sport Clube Recife ficou pequena para a festa , fãs , amigos , familiares , todos estavam lá para para ver os últimos momentos profissionais , desta , que foi uma de nossa maiores nadadoras.
  Joanna é responsável pelo melhor resultado da natação brasileira feminina em Jogos Olímpicos com o seu quinto lugar nos Jogos de Atenas 2004  nos 400 medley. Além de suas medalhas de prata e bonze nos jogos Pan- Americanos .
  Joanna Maranhão é uma mulher  vitoriosa e corajosa. Nunca teve medo de falar o que pensa e muito menos de fazer críticas sobre a organização e sobre o funcionamento da natação brasileira. Já criticou a CBDA ( Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos ) e a falta de apoio à modalidade. Em 2008, relatou que aos nove anos foi molestada pelo seu treinador. A repercussão foi grande, no ano seguinte, o Senado aprovou um projeto de lei que altera o Código Penal Brasileiro e que estabelece que os crimes de abuso sexual infantil só comece a ter o prazo de prescrição contado quando a vítima fizer 18 anos. 
Após 23 anos de carreira ela agora vai se dedicar a sua ONG ; " Infância Livre " , que que tem como missão combater a pedofilia , através de ações de prevenção e suporte as crianças que são vítimas do abuso. 
  Joanna foi uma nadadora excepcional , passou por muitos altos e baixos como todos atletas , mas manteve sua força e opinião forte sempre na ativa. Seu legado é muito mais abrangente do que o que fez nas piscinas, sua alegria e busca pela vitória nunca serão esquecidos por nós, meros mortais. Valeu  Jujuca ! 





Fotos : Site oficial - http://www.joannamaranhao.com.br/imagens.php

Comentários