E 2013 foi assim....

   Estamos no última dia do ano  e nada melhor do que uma retrospectiva para vermos o que de mais relevante aconteceu nesse ano que passou. 2013 foi o começo de um novo ciclo olímpico , ano de mundial e de copa do mundo , os atletas começaram uma nova fase de treinamentos e objetivos ,  visando já a próxima olimpíada que acontece no Rio de Janeiro em 2016.
  O ano começou conturbado para alguns dos principais atletas do país. Atletas como César Cielo, Thiago Pereira e  Poliana Okimoto , que foram dispensados pelos seus antigos clubes tiveram que encontrar novos clubes ou novas maneiras para seguir treinando. Cielo viu seu projeto com atletas de alto rendimento acabar ( P.R.O 16 ) , trocou de treinador, nadou o Maria Lenk pelo Clube de Piracicaba , tinha acabado de fazer uma cirurgia nos dois joelhos e mesmo assim se classificou para o Mundial de Barcelona.Thiago se mudou para Los Angeles e assinou com o Sesi - SP . 


 Poliana assinou com o Minas e se impressionou com a estrutura montada para a natação, "Fiquei impressionada em ver a nova estrutura do clube! É de tirar o chapéu! Mas o que realmente me fez escolher o Minas é o projeto que o clube tem para a natação! Sem duvida, é algo inédito no Brasil, e que deixará um legado fantástico para as futuras gerações", escreveu em seu blog.
    Após a mudança de ares, o foco dos atletas estava na classificação para o grande evento do ano : o Mundial de Desportes Aquáticos , e para isso era preciso alcançar o índice imposto pela confederação, que poderia ser atingido no Troféu Maria Lenk ou no Brasileiro de Inverno , de 14 a 19 de maio, disputado em Curitiba.
   O Maria Lenk , realizado no Rio de Janeiro, classificou 15 atletas dentre eles Etiene Medeiros e Marcelo Chierighini , o clube vencedor foi o Minas. O Brasileiro de Inverno classificou 8 atletas e o Brasil foi ao Mundial com um total de 23 atletas classificados.
    O Mundial de Desportes Aquáticos foi realizado em Barcelona do dia 19 de julho até o dia 4 de agosto. Terminamos com dez medalhas no total endo 3 de ouro : Poliana Okimoto (10km) e César Cielo (50m livre e borboleta) , 2 de prata : Poliana Okimoto ( 5km) e Ana Marcela Cunha ( 10km ) e 5 de bronze : Thiago Pereira ( 200 e 400 m medley ) , Felipe Lima ( 50m peito ) , Ana Marcela ( 5km) e  Prova de equipes ( 5km). Além disso,  o país se sagrou campeão na maratona aquática e terminou com a melhor participação brasileira em campeonatos mundiais. 
       Depois do Mundial , Poliana surpreendeu outra vez e quebrou o recorde (que durava 12 anos) dos 1.500 metros no Troféu José Finkel . Aliás, o Absoluto de Natação foi uma preparação para os jovens atletas que participariam do  Mundial Júnior que aconteceu em Dubai.   
  O Campeonato Mundial Júnior aconteceu em Dubai nos Emirados Árabes e o Brasil conseguiu uma medalha inédita pra o país com Pedro Vieira nos 100m borboleta.O Brasil fez o melhor campeonato Júnior de todas as edições disputadas .Com  o envio de 31 atletas , os brasileiros fizeram 16 semifinais e 14 finais , terminando desta maneira em 8º no quadro geral .
  Em setembro o principal evento foi o segundo Desafio Piraquê Raia Rápida. Com um formato diferente a competição que contou com a participação de quatro países , sendo eles : Austrália , Brasil , Estados Unidos e França foi transmitido ao vivo pela Tv Globo. A Austrália foi a campeã e o Brasil ficou com a segunda colocação. O evento serviu para reunir os mais velozes nadadores do mundo e formar novos admiradores da modalidade.
  Outubro foi outro mês para a campeã Mundial  Poliana não botar defeito ,junto com seu colega de equipe Samuel de Bona ( que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma etapa ), se tornou campeã das últimas duas etapas da Copa do Mundo de Natação.
O ano foi mesmo dela.Poliana Okimoto ganhou o Prêmio Brasil Olímpico e foi eleita a melhor atleta de maratona aquática do Mundo !!!!
O ano de 2013 , foi um grande passo para o ciclo que se inicia , a evolução e a superação dos atletas é notória, não podemos esquecer que Cielo tinha feito uma cirurgia nos joelhos antes de se tornar o primeiro tricampeão da história, e que Poliana superou o trauma das Olimpíadas de Londres. Melhoramos a cada instante e a cada novo desafio , mas é possível melhorarmos mais e crescer a cada dia . "A natação brasileira está evoluindo, e eu sou prova disso." , escreveu Leonardo de Deus em seu blog . Esperamos que nossas alegrias de 2013 não se percam no passado e sim deem mais forças para o que passaremos no futuro. Feliz 2014. 

FOTOS : SATIRO SODRÉ

Comentários