Mundial Júnior começa na próxima segunda

        O 4º Campeonato Mundial Júnior de Natação FINA acontece entre os dias 26 e 31 de agosto em Dubai nos Emirados Árabes Unidos. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos ( CBDA ) enviou 31 jovens de alto rendimento em competições  para que se consolidem como nomes efetivos da natação e principalmente para que se tornem esperança para a próxima olimpíada  no Rio de Janeiro em 2016.
        No ano de 2010 Dubai já havia sido sede do Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta , em que grandes nomes da natação nadaram e fizeram história como o americano Ryan Lochte que nadou no tempo de 3:55.50 a prova dos 400m medley, a absoluta das provas de peito Rebecca Soni, o ouro de Felipe França e não podemos deixar de lembrar dos dois ouros de Cielo ( 50 e 100 livre ). 
     No início rejeitado pelas potências da natação , Estados Unidos e Austrália , por segundo eles desviar a verdadeira intenção dos atletas, o Mundial Júnior acabou se superando a cada edição ,com quebras de recordes e participação de futuros medalhistas mundiais e até mesmo olímpicos . Um desses medalhistas olímpicos foi  Florent Manaudou campeão em Londres 2012 (50 metros livre ) que participou do Júnior de 2008.
     A lituana  campeã olímpica e mundial  Ruta Meilutyte já está confirmada para essa edição do Mundial Júnior , não há nenhum tipo de separação entre os atletas mais consagrados daqueles que participarão de sua primeira competição internacional. O único tipo de limitação é a idade que para as mulheres vai de 14 à 17 anos e para os homens de 15 á 18 .
     A equipe brasileira vem embalada pelos ótimos resultados obtidos no Troféu José Finkel e pelo número de atletas muito maior do que a edição anterior em Lima no Peru. Nessa edição,em 2011,  participaram apenas  13 atletas contra os 31 da atual competição , entre os 13 apenas uma era feminina contra as onze que representarão o Brasil . Os meninos e as meninas do país devem trazer na bagagem muito mais que medalhas , devem trazer o melhor que um atleta pode conseguir : a experiência.

Foto : Satiro Sodré


Comentários